Audiência Pública na Câmara: reflexo do transporte na cidade

por Diego Vieira – Mobilidade Santo André

audiencia_capa_face

O transporte público, assim como o legislativo municipal – nossos vereadores, são serviços públicos ao cidadão. Serviços organizados para atender as demandas daqueles que vivem na cidade. O primeiro, promove o ir e vir daqueles que desejam se locomover de um ponto ao outro dentro dos limites do município para qualquer atividade ou interesse. O segundo, reúne pessoas eleitas pelos próprios cidadãos para representa-los na câmara em ações como propor leis e a fiscalização das ações do executivo municipal, prefeito e secretários.

20180903_191435

Nesta chuvosa noite de segunda-feira em Santo André, nós cidadãos, tivemos uma demonstração clara de que os problemas que enfrentamos no transporte público da cidade são reflexos claros de como as coisas são conduzidas por aqui.

Quem, por exemplo, nunca saiu de sua casa ainda cedo para pegar um ônibus que estava programado para passar em determinado horário e sem nenhuma explicação ficou plantado no ponto esperando por um longo tempo? Sem aviso, sem informações, algo impediu aquele serviço de ser prestado mas ninguém sequer deu uma satisfação; você pagou do mesmo jeito, foi prejudicado, mas não teve sua necessidade atendida.

O mesmo cenário pôde ser vivenciado hoje na Câmara Municipal de Santo André! Sem nenhum prévio aviso, nenhuma satisfação ou preocupação com os munícipes, a Audiência Pública marcada para esta noite de 03 de Setembro no local, com o propósito de “debater a tarifa, a qualidade e o financiamento do transporte público em Santo André” foi cancelada. Um aviso na porta da câmara municipal foi única coisa que fizeram para alertar aos interessados em participar do evento, este, noticiado na semana passada em algumas publicações.

20180903_191510

Com a mesma falta de consideração com que é tratado o cidadão que paga caro na tarifa do transporte público e é muito mal atendido, aqueles que com seus impostos mantém esta casa e esperavam uma oportunidade para debater o tema com os vereadores foram ignorados e como se sua participação neste processo fosse tão irrelevante quanto parece ser o passageiro que perde seus horários de trabalho e estudos por conta de um transporte público arcaico e ineficiente, não se deram ao trabalho de ao menos publicar na página da Câmara no Facebook, um aviso do cancelamento.

20180903_191523

Nenhum vereador se manifestou a respeito. Nenhuma postagem em rede social que políticos adoram fazer. O vereador que convocou a audiência, Wilians Bezerra (PT) postou um aviso no Facebook avisando do cancelamento, sem muitos detalhes, nenhum esclarecimento. Nenhuma palavra do presidente em exercício da Câmara, o vereador Almir Cicote (AVANTE, ex-PSB). Nem do vereador Fumassa (PSDB), conhecido por ter atuado por anos nesse mesmo sistema de transporte hoje alvo de muitas reclamações e que, imaginamos, tenha se candidatado pensando em contribuir por sua melhoria.

Este é o sentimento do cidadão em relação aos serviços públicos da nossa cidade e do nosso país como um todo: falta de consideração, falta de respeito, falta de transparência e um distanciamento das pessoas que chega a ser ofensivo!

Mas isso não deve desestimular nossa luta por um transporte melhor. Pelo contrário, serve para demonstrar mais uma vez que as coisas só vão mudar quando nos indignarmos com a forma como somos tratados, sendo ainda aqueles que sustentam todos estes serviços dos quais muitos se beneficiam.

Não é uma luta fácil, muitas vezes parece que forças ocultas e obscuras trabalham para que nada mude e tudo fique do jeito que está. Mas aqueles que diariamente são ignorados e desconsiderados, seja no transporte público seja na representação legislativa, não podem se calar, não devem se resignar. Depende de nós mostrar para os políticos que deveriam defender o interesse da nossa cidade, que a forma como estão conduzindo tais temas além de não atender as necessidades do cidadão só cria mais revolta e repulsa por estas figuras.

Sobre mobilidade.sa

O Mobilidade Santo André é uma iniciativa dos moradores da cidade de Santo André/SP com o objetivo de se organizar para cobrar dos gestores públicos responsáveis uma mobilidade urbana mais inteligente, que atenda as necessidades e os anseios de todos aqueles que se deslocam pela cidade, trazendo desenvolvimento e qualidade de vida para todas as pessoas que vivem nesta grande cidade!
Esse post foi publicado em Ônibus, Ônibus Municipal, Mobilidade Urbana, Planejamento Urbano e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário